Seguidores do Blog Oficial da .:Rádio Power Strike:.

: : O MAIOR BLOG DE WEB RÁDIO LGBT DO BRASIL : :

.:2009 - 2012:.

Rádio Power Strike - A Inovação da Música!

O NOSSO BLOG OFICIAL MUDOU DE ENDEREÇO, ACESSE O NOSSO PORTAL:

www.radiopowerstrike.com

Atenção!

Ao Publicar Matéria Nossa Indicar a Fonte: Rádio Power Strike

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Ativista gay é espancado até a morte em Uganda

Jornal 'Rolling Stone' publicou nome e fotos de diversos ativistas pelos direitos gays. Foto: AP

Dentre as matérias que escrevo para a Rádio Power Strike essa é um tipo de matéria que eu fico triste em escrever mas não posso deixar passar em branco. David Kato de 43 anos, era um ativista pelos direitos dos homossexuais, membro do grupo Minorias Sexuais Uganda e teve sua foto e seu nome divulgados pelo jornal Rolling Stone, com um texto que pedia aos leitores que "enforcassem" os ativistas pelos direitos dos gays em Uganda, o que resultou em agressões e a morte. A seguir algumas informações da Dow Jones:

"Isso ocorreu ontem (quarta-feira) por volta das 13h (hora local)", disse o advogado John Francis Onyango, referindo-se ao homicídio. Onyango afirmou que as investigações iniciais indicam que um homem invadiu a casa de Kato e atingiu-o na cabeça, antes de fugir. A polícia investiga dois suspeitos.

O grupo pelos direitos humanos Human Rights Watch (HRW) afirmou que Kato morreu a caminho de um hospital local. A entidade sediada em Nova York cobrou que a polícia de Uganda "urgente e imparcialmente investigue o assassinato". O HRW pediu que a comunidade de gays, lésbicas, bissexuais e transgêneros de Uganda tenha proteção adequada contra a violência.

Após ser identificado pelo jornal Roling Stone, que acusou os líderes pelos direitos dos homossexuais em Uganda de "recrutar" jovens para a homossexualidade, Kato e mais duas pessoas processaram com sucesso a publicação. Também conseguiram que um alto tribunal impedisse toda a mídia de nomear os gays e ameaçá-los.

Kato criticava a lei contra a homossexualidade de Uganda. Caso essa norma entre em vigor, ela ampliará a lista de "crimes" puníveis relacionados a ser gay. A lei prevê a pena de morte para atos de "homossexualidade agravada". Atualmente, o código penal do país, como em muitas nações africanas, proíbe o "conhecimento carnal de qualquer pessoa contra a ordem da natureza". Uma tentativa de se cometer um ato sexual com um parceiro do mesmo sexo pode ser punida com sete anos de prisão. A consumação do ato pode resultar em prisão perpétua.

Muitos ativistas acusam pastores evangélicos homofóbicos dos EUA de influenciarem a aprovação de medidas mais duras contra os gays de Uganda. A pesquisadora do HRW em Uganda Maria Burnett disse que a lei deve ser anulada. "O presidente Yoweri Museveni deveria rejeitar categoricamente o ódio que está por trás dessa lei, e em vez disso encorajar a tolerância e as visões divergentes da sexualidade e proteger as minorias vulneráveis", afirmou.

Editor do jornal "Rolling Stone",Giles Muhame, mostrando edição em que
fotos de gays foram expostas | Marc Hofer-03nov.10/AFP


O poder que tem um jornal, uma publicação quer seja impressa ou on-line, induz muitos a cometerem atos agressivos. No artigo do jornal ugandense Rolling Stone no ano passado com o título "Enforque eles", o nome de Kato foi um dos que apareceram. Após a publicação muitas pessoas relataram ter sofrido agressões por seus nomes terem sido publicados, Kato disse a TV CNN que temia por sua vida.

Amigos de Kato, que não quiseram ser identificados, disseram à agência de notícias Reuters que ele foi atacado com um martelo.

Human Rights Watch pediu uma investigação e que o governo de Uganda proteja os homossexuais da violência e do "discurso do ódio" que pode incitá-la.

Mais um assassinato brutal devido a homofobia que a Rádio Power Strike espera que seja realmente investigado.


Por: Fernando do Vale
Twitter:
www.twitter.com/fernandodovale_
Facebook:
www.facebook.com/fernandodovale.br


0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...